À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

08/03/2011

Barclays despede 700 pessoas e fecha cem agências em Espanha

O banco britânico Barclays, presente em Portugal, vai encerrar cem balcões da sua unidade de retalho e despedir cerca de 700 pessoas em Espanha, onde foi muito afectado pela rebentamento da bolha do imobiliário neste país na sequência da crise financeira internacional.
 
Esta contracção da rede de retalho do Barclays no país vizinho representa uma redução em 17 por cento do quadro de pessoal e de quase 20 por cento das suas 590 agências no país, segundo o site do jornal económico espanhol Expansión, que avançou a notícia sem citar fontes.

O Barclays vai contrair a actividade em Espanha, para se centrar nos segmentos de rendimentos médios e elevados, no âmbito de um plano do grupo ao nível mundial para reduzir custos e alargar a sua acção a novos mercados, com destaque para o africano.

O presidente do banco britânico, Bob Diamond, disse numa entrevista concedida no domingo a um jornal inglês que para cumprir o objectivo a que se propôs de até 2013 duplicar os lucros do grupo ao nível global, teria de adoptar planos de melhoria em Espanha e noutros países europeus. Para isso, quer reduzir anualmente mil milhões de libras (1160 milhões de euros) em custos.

O Barclays tem uma sucursal em Portugal, com mais de oitenta balcões espalhados pelo país.

O negócio do Barclays em Espanha foi particularmente afectado pela queda abrupta do mercado imobiliário. O banco tem entre os seus clientes empresas como a Metrovacesa, Grupo San José e Habitat, entre outras. Houve grandes imobiliárias que evitaram a insolvência no limite, com refinanciamentos de sindicatos bancários, mas agora teme-se que não consigam cumprir os seus compromissos.

As mudanças do Barclays em Espanha coincidem com a entrada de Jaime Echegoyen para presidente da sua unidade de retalho, sendo o sexto em quatro anos.

http://economia.publico.pt/Noticia/barclays-despede-700-pessoas-e-fecha-cem-agencias-em-espanha_1483729

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails