À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

11/03/2011

Só a Polónia tem mais contratados a prazo do que Portugal

Portugal é o segundo país da Europa com maior percentagem de trabalhadores contratados a prazo, segundo os dados mais recentes do European Company Survey.
O estudo da Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (Eurofound), datado de 2009, será revisto em 2013, mas de acordo com os últimos dados Portugal encontra-se somente atrás da Polónia (20 por cento de empregados neste regime) e lado a lado com a Holanda e a Macedónia (com 14 por cento) como países com maior número de contratados a prazo.
O trabalho da Eurofound passou pela realização de entrevistas em empresas com mais de dez trabalhadores nos 27 países da zona euro bem como na Croácia, Turquia e Macedónia. Ainda de acordo com os dados, disponíveis na Internet, em Portugal, Polónia e Grécia três em cada dez empresas têm funcionários em regime independente, a trabalhar com recurso a recibos verdes.
A precariedade do trabalho nos jovens em Portugal levou à criação do protesto "Geração à Rasca" na rede social Facebook e gerou iniciativas populares previstas para 10 cidades no próximo sábado.
Segundo o mesmo estudo, a nível europeu, uma média de cerca de 20 por cento das empresas com 10 a 19 funcionários contratam trabalhadores independentes, ou seja, a recibos verdes, enquanto que nas de maior dimensão, com 250 ou mais trabalhadores, a fasquia sobe para cerca de 30 por cento. O levantamento da Eurofound não incluiu o sector agrícola e piscatório e organizações extraterritoriais. A administração pública foi abordado na amostra.

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1803321

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails