À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

10/03/2011

Rostos da crise - Três portugueses estão entre os mais ricos do mundo

Alexandre Soares dos Santos regressa à lista da Forbes doze anos depois e junta-se a Amorim e Belmiro.
Três portugueses estão entre os mais ricos do mundo. Esta é uma das várias novidades da edição deste ano da lista de multimilionários da revista Forbes, a que o Diário Económico teve acesso. Américo Amorim repete a proeza e volta a ser o português mais rico, enquanto que Belmiro de Azevedo manteve a fortuna do ano passado. Mas a grande novidade está no regresso de um outro português à mítica lista anual: o do presidente da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos.
O "rei da cortiça", como foi apelidado há três anos pela própria revista, volta ser o homem mais rico de Portugal pelo terceiro ano consecutivo, ganhando doze posições no ‘ranking' ao ver a sua fortuna "engordar" nos últimos doze meses. Contas feitas, as apostas de investimento nos sectores da cortiça, petrolífero, financeiro e imobiliário permitiram a Américo Amorim ocupar este ano a 200ª posição, com uma fortuna avaliada em 5,1 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros), quando no ano passado estava cifrada em 4 mil milhões de dólares (2,93 mil milhões de euros).
A rivalidade Pingo Doce versus Continente passou a um novo nível com a lista da Forbes. Doze anos depois, o presidente da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, está de regresso ao ‘ranking' da revista norte-americana. A fortuna de 2,3 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros), face aos 1,9 mil milhões de dólares avaliados em 1999, colocam-no na 512ª posição. Com o regresso, o responsável máximo da Jerónimo ultrapassa o seu rival de sector, Belmiro de Azevedo. 

http://economico.sapo.pt/noticias/tres-portugueses-estao-entre-os-mais-ricos-do-mundo_112959.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails