À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

20/02/2011

EUA: Wisconsin Milhares em protesto contra abolição dos direitos sindicais


Manifestantes marcham contra a abolição de direitos sindicais no estado norte-americano do Wisconsin
Milhares de trabalhadores, aos quais se juntaram estudantes, continuam a protestar junto ao Capitólio de Wisconsin, nos Estados Unidos, contra um projecto de lei apresentado pelo novo governador, que pretende banir os direitos sindicais.
Cerca de 70.000 pessoas, entre apoiantes e opositores do projecto de lei, estão hoje concentradas junto ao Capitólio de Wisconsin (centro-leste). Os protestos no local começaram na terça-feira.
A proposta de orçamento do governador republicano, Scott Walker, inclui a eliminação dos direitos colectivos dos funcionários públicos com vista a equilibrar as contas do estado.
A medida devia ter sido votada na quinta-feira, mas tal não foi possível devido à ausência de 14 legisladores democratas que decidiram deslocar-se ao Ilinois numa tentativa de impedir o quórum necessário para a realização da votação.
Caso a lei tivesse sido aprovada, os funcionários passaríam a pagar prestações mais elevadas para o seguro de saúde e respetivos fundos de pensões
Os protestos, convocados por sindicatos federais e estatais, obrigaram ao encerramento de escolas em Madison, a capital do estado de Wisconsin, onde decorre também uma grave de professores. Os protestos estenderam-se também à cidade de Milwaukee e a outros estados republicanos como Ohio, Indiana e Pensilvania. O Presidente norte-americano, Barack Obama, já reagiu e acusou o governador Walker de estar a lançar um "assalto" contra os sindicatos.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1788434&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails