À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

25/06/2010

Utentes das A23, A24 e A25 prometem dar luta

O movimento de utentes contra as portagens na A25, A23 e A24 considerou ontem que esta medida significará que os distritos da Guarda, Viseu, Castelo Branco e Aveiro vão continuar "a ser sacrificados e o seu desenvolvimento adiado".
"A isenção dos residentes está mal explicada", desconfia o líder do movimento, que deu, ontem, uma conferência de imprensa na área de serviço da Guarda da A23. Na ocasião, Francisco Almeida desafiou José Sócrates e Pedro Passos Coelho a conhecer as vias alternativas e anunciou que está a circular um abaixo-assinado contra esta medida.
"O objectivo é recolher 25 mil assinaturas que serão enviadas à Assembleia da República. Mas não descartamos a organização de buzinões, cortes de estradas, marchas lentas ou mesmo o bloqueio da fronteira de Vilar Formoso, se se concretizar", avisou.
Acrescentou que a comissão vai analisar o facto de estas rodovias terem sido construídas com fundos comunitários para tomar outras medidas "junto das instâncias competentes". Tudo porque as portagens na A25 (Aveiro-Vilar Formoso), A23 (Guarda-Torres Novas) e A24 (Viseu-Vila Real) são "profundamente prejudiciais e injustas para a economia e as populações destes distritos", disse.
Para o provar, foi apresentada uma tabela com os valores a cobrar, tendo em conta o preço das portagens que o Governo aplicou noutras. Por exemplo, um ligeiro de passageiros que viajar entre a Guarda e a Covilhã terá que pagar 4,25€. Já um pesado que venha de Aveiro em direcção a Vilar Formoso será portajado em 44,40€. "Isto significa um aumento do custo de vida, mais dificuldades para as empresas", conclui Francisco Almeida. 

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1602229

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails