À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

21/06/2010

Portugueses têm menos poder de compra que gregos

Portugal é o 9º país mais pobre da União Europeia. Luxemburgo é o mais rico, revela o Eurostat.
Equiparar as condições de vida em toda a União Europeia continua a ser um sonho. O poder de compra dos habitantes dos países membros oscila entre 41% e 268%, segundo um estudo do Eurostat que exprime o produto interno bruto (PIB) per capita de cada país em termos de poder de compra.
Em termos de evolução, nos últimos três anos, a posição de Portugal no 'ranking' europeu manteve-se inalterada, o que fez com que países como o Chipre ou Malta conseguissem ultrapassar o poder de compra nacional.
Segundo o Eurostat, o poder de compra em Portugal é idêntico ao de Malta que está 22% abaixo da média europeia, enquanto o da Grécia, por exemplo, situa-se 5% abaixo.
O fosso entre os países mais ricos e os mais pobres do bloco é visivel. O Luxemburgo é de longe o país mais rico da UE, com quase o triplo de rendimentos per capita em relação à média, seguido pela Irlanda, Holanda e Áustria.
Os mais pobres são a Polónia, a Lituânia, a Letónia, a Roménia e a Bulgária, que encerra a lista com um PIB per Capita 59% abaixo da média.

http://economico.sapo.pt/noticias/portugueses-tem-menos-poder-de-compra-que-gregos_92557.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails