O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal subiu 26,1 por cento em Dezembro face ao mesmo mês de 2009, no entanto, o ritmo de novos desempregados tem vindo a abrandar desde Setembro, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Arménio Carlos, dirigente da CGTP, mostrou-se preocupado com estes números, «desde logo porque há uma subida significativa de desemprego relativamente ao mês homólogo do ano anterior» e porque de Novembro para Dezembro diariamente 33 trabalhadores perderam o emprego.
A precariedade «continua a alimentar o desemprego pela não renovação dos contratos de trabalho», particularmente entre os jovens, considerou.
O sindicalista recusou ainda a tese do secretário de Estado do Emprego, depois de Valter Lemos ter sinalizado a «estabilização» do número de inscritos nos centros de emprego em Dezembro face ao mês anterior.
«É uma tese que o Governo dá há uma série de meses» e «depois os números confirmam que não corresponde à verdade», afirmou.
Neste contexto, defendeu, «mais do que falar para a frente é preciso resolver os problemas no presente com novas politicas», nomeadamente de «protecção aos desempregados e de criação de mais emprego».
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1473060
Sem comentários:
Enviar um comentário