Eugénio Rosa
Em 2009, segundo o Eurostat, o preço médio da electricidade na União Europeia (27 países) é inferior ao preço médio em Portugal em -2,2%, mas o poder de compra médio na União Europeia (27 países), medido pelo PIB por habitante SPA., é superior ao poder de compra médio em Portugal em +31,6%. Dito ainda de outra forma, o poder de compra da população em Portugal corresponde apenas a 76% do poder de compra médio da União Europeia, mas o preço da electricidade no nosso País é superior ao preço médio da electricidade na União Europeia em +2,26% (se o preço da electricidade em Portugal fosse igual ao preço médio da U.E., os portugueses pagariam pela electricidade que consomem menos 190,8 milhões de euros por ano). Nos países onde o preço da electricidade é superior ao de Portugal, essa diferença de preço é mais do que compensada pela diferença para mais no poder de compra da população desses países relativamente à portuguesa. Na Alemanha o preço da electricidade é superior em +10,8% ao preço em Portugal, mas o poder de compra médio na Alemanha é superior ao português em +52,6%; no Luxemburgo a electricidade custa mais 28,1% do que em Portugal, mas o poder de compra médio no Luxemburgo é superior ao de Portugal em +263,2%. Na Finlândia, Dinamarca e Noruega, o preço da electricidade é mais baixo do que em Portugal ( entre -10,5% e -22,9%) , mas o poder de compra médio das famílias nesses países é muito superior ao das famílias portuguesas (entre +53,9% e +151,3%). - O PREÇO DA ELECTRICIDADE EM PORTUGAL SUPERIOR AO DA UE27 DETERMINA QUE PORTUGUESES PAGUEM MAIS 190 MILHÕES € E PRENTENDE-SE AUMENTAR O PREÇO AINDA EM 2,9%
http://www.eugeniorosa.com/default.aspx?Page=1050
À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
1 - mas isto é um panfleto? Portugal dispõe de fontes de energia em condições de custo comparáveis? onde está a sociologia ou um mínimo de análise das causas?
2 - os diferenciais de poder de compra explicam-se precisamente porque certos bens são proporcionalmente mais caros nuns países do que noutros! se as proporçoes de proventos e despesas fosse idêntica o poder de compra também o seria, qual é a novidade?
3 - o valor definido para a electricidade, nas estatísticas utilizadas, contém tarifas e preços; mas no post apenas se realça o aumento do tarifário para 2010; ora, um tarifário anual é uma equação em que entram diversos factores, como por exemplo cenários de evolução de custos e acertos em relação a cenários utilizados anteriormente; isso mesmo consta dos documentos submetidos a consulta pública em Outubro de 2009! depois de tanto tempo e oportunidade, custa assim tanto informar-se ou, ao menos, pensar um bocadinho?
Enviar um comentário