A análise do Gráfico 1 permite verificar o grau de importância da leitura na vida de cada indivíduo. A grande maioria dos respondentes indica que a leitura tem importância ou muita importância na sua vida e é apenas entre aqueles que não detêm qualquer grau de escolaridade que este valor se situa abaixo dos 70%. Na verdade, a importância da leitura para estes últimos registou uma diminuição de quase 10 pontos percentuais entre 2007 e 2009. Já quanto aos inquiridos que concluíram o ensino secundário e superior, apesar de uma ligeira diminuição no período considerado, praticamente todos afirmam que a leitura é importante ou muito importante. Nos restantes graus de escolaridade o nível de importância dado à leitura aumentou entre os dois anos em análise. Quanto à percepção da evolução da leitura nos últimos dez anos, mais de 80% dos indivíduos inquiridos em 2009 consideram ter havido um aumento ao nível das mensagens de telemóvel, internet e computador. Esses são os domínios em que para uma porção mais elevada dos inquiridos ocorreu um aumento da leitura. De referir que no inquérito de 2007 a proporção dos inquiridos que consideraram ter existido um aumento da leitura nos últimos 10 anos (1997-2007) foi superior ao verificado em 2009 em todos os domínios em causa no Gráfico 3. Quando são solicitados para compararem os hábitos de leitura da população portuguesa com os que se registam noutros países da União Europeia, a maioria dos inquiridos considera que no seu país lê-se menos. Contudo, relativamente ao que se verificava em 2007, aumentou ligeiramente o número relativo de indivíduos que afirmam que os portugueses lêem o mesmo ou mais que os restantes cidadãos da União Europeia.
Relativamente a 2007, os níveis de importância atribuídos pelos inquiridos à leitura em domínios específicos registaram uma ligeira diminuição. Foi em relação ao dia-a-dia e à compreensão da comunicação social que este decréscimo mais se fez sentir. Enquanto a utilização da internet é o domínio considerado menos relevante ao nível da importância da leitura, a actividade profissional e o ensino e formação são os âmbitos em que mais indivíduos atribuem a esta prática maior importância.
À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.
22/12/2009
Representações acerca das práticas de leitura em Portugal: um hábito importante, mas menos cultivado do que na UE
Portugueses consideram a leitura uma prática de grande importância. Reconhecem, contudo, que esse é um hábito relativamente pouco difundido no país face aos restantes membros da União Europeia.
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