À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

19/05/2009

Chile - Cerca de 80 mil professores em greve

Cerca de 80 mil professores aderiram ontem em todo o Chile a uma paralisação com o objectivo de exigir ao Governo o pagamento de um subsídio, informou o presidente do Sindicato de Professores, Jaime Gajardo.

A entidade determinou uma paralisação de 48 horas depois do fracasso das negociações para que o Ministério da Educação pague um subsídio adicional especial, equivalente a 1,2 milhões de pesos (cerca de 2.080 dólares).

O governo propôs pagar primeiro 250 mil pesos (cerca de 437 dólares) e o resto em parcelas, o que Gajardo considerou ser "uma base inicial insuficiente".

O dirigente assegurou que a adesão dos professores à greve deve atingir os 90%.

Em Santiago do Chile, os docentes fizeram assembleias nas escolas e posteriormente dirigiram-se para a Praça das Armas num desfile até às ruas do centro da capital, "com um itinerário acordado com a Polícia e o Governo Civil, para terminar com uma grande manifestação em frente ao Palácio de la Moneda, sede do executivo.

Enquanto isto, 13 mil funcionários da Guarda chilena (guardas prisionais) iniciaram hoje uma paralisação nacional por tempo indeterminado em todo o país, em protesto por uma série de exigências do sector que não foram satisfeitas pelo Governo.

Destak.pt - 19.05.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails