À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

10/04/2011

Pedidos de ajuda à Caritas aumentaram 40 por cento

Cerca de 25 mil famílias estão a receber ajuda social e económica da Caritas Portuguesa, o que significa um aumento de 40 por cento desde Novembro, disse hoje à Lusa o presidente da instituição.
Em declarações à margem do Conselho Geral da Caritas Portuguesa, que reúne até domingo na Figueira da Foz representantes das 20 Cáritas diocesanas do país, Eugénio Fonseca disse ainda que a "velocidade" com que têm surgido os novos casos de pedidos de ajuda leva à existência de "listas de espera" no atendimento.
"Já estamos com pessoas em lista de espera para maio para poderem ter o primeiro atendimento, a primeira resposta. Isto não pode ser, isto não está no espírito da Caritas, mas já estão esgotados, estão na exaustão os recursos humanos de que a Caritas dispõe", afirmou.
Os números hoje revelados relativos ao número crescente de agregados familiares que recorre à ajuda da instituição da Conferência Episcopal que visa promover e dinamizar a ação social da Igreja, dizem respeito apenas a oito das 20 dioceses que compõem a Caritas, dados que Eugénio Fonseca assume "muito aquém" da realidade.
Por outro lado, frisou, para além dos casos novos, os cortes em algumas prestações sociais "aumentaram a gravidade das carências" das famílias que já vinham a ser acompanhadas pela Caritas.
Eugénio Fonseca disse ainda que a situação motivada pela actual crise obrigou a Caritas a "recuar" em muitos projetos "até mais estruturantes", como a criação de formas de sustento autónomas para famílias carenciadas para concentrar esforços e meios financeiros na ajuda assistencial. 

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1826986

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails