À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

16/04/2011

Concentrações esta tarde: Utentes em protesto contra falta de médicos em Almeirim, Constância e Torres Novas

Populações, autarcas e representantes das várias comissões de utentes de saúde do distrito de Santarém participam em concentrações de protesto contra a falta de médicos em Almeirim, Constância e Torres Novas.

As concentrações vão realizar-se a partir das 15h30, junto às sedes de três dos quatro Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) existentes no distrito, aqueles que são identificados como os que apresentam situações mais dramáticas de carência na assistência aos utentes.

Manuel José Soares, coordenador da Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo, disse à agência Lusa que a experiência na região mostra que quando as populações e os autarcas “se movimentam pelos seus direitos, há êxito absoluto”, sobretudo na colocação de médicos e no não encerramento de serviços.

Além da necessidade de mais médicos e enfermeiros, num distrito em que “dezenas de milhar” de pessoas (muitas delas idosas, com baixas reformas e sem meios de deslocação) estão sem acompanhamento médico, as povoações foram convidadas a “protestar contra o crescente aumento do custo dos medicamentos, os cortes nos transportes e o encerramento de serviços”, disse.

A Comissão de Utentes da Saúde de Sardoal prometeu levar para a sede do ACES do Zêzere, em Constância, um “autocarro de protesto” que visa simbolizar “os milhares de utentes que esperam por uma consulta num concelho que tem sido um dos mais afectados com a falta de médicos de família.
 
http://www.publico.pt/Local/utentes-em-protesto-contra-falta-de-medicos-em-almeirim-constancia-e-torres-novas_1490091

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails