À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

11/04/2011

Cada vez mais difícil pagar renda e prestação da casa

Luís Reis Ribeiro

Os portugueses inquiridos no barómetro do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica (CESOP/UCP) relativa ao mês de Abril queixam-se de crescentes dificuldades no pagamento ao banco da prestação da casa ou da renda.
De acordo com a pesquisa, conduzido nos dias 2 e 3 de Abril (ainda antes do anúncio do pedido de ajuda de Portugal ao fundo da UE e do FMI), 23% dos 1288 inquiridos confirmou que teve dificuldades em pagar no prazo acordado. No mesmo inquérito conduzido em Outubro do ano passado, a proporção estava em 20%. Da mesma forma, a percentagem de pessoas que garantiram não ter sentido problemas com o custo da sua habitação desceu de 77% para 66% entre Outubro de 2010 e Abril deste ano. De sublinhar também que este era o ponto da situação antes de o BCE subir juros, decisão tomada no passado dia 7 de Abril. O banco central aumentou a taxa de juro directora para 1,25%. Desde Julho de 2008 que a instituição mantinha a sua taxa, o principal indexante das Euribor, num mínimo histórico de 1%.
O barómetro do CESOP/UCP mostra ainda que os portugueses ouvidos estão mais aflitos do que há seis meses no que toca ao pagamento atempado das contas da água, gá e luz: 28% confirmou isso mesmo (23% em Outubro) e 65% garantiu que estava tudo controlado (75% há seis meses). Questionados sobre o stress financeiro nos gastos com alimentação e outras mensalidades (escola, creche, lares de idosos), a tendência foi similar: este tipo de despesas também está cada vez mais difícil de cumprir.


http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1827519 

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails