À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

03/12/2010

EUA: o povo vai de mal a pior, mas capital tem lucros recordes

A perversidade do capitalismo americano transparece nas estatísticas sobre lucros e emprego nos EUA. Enquanto o povo vai mal as grandes empresas capitalistas vão bem. Apesar da crise econômica profunda, elas alcançam lucros extraordinários. Dados publicados em novembro pelo próprio governo mostram que os lucros das grandes empresas no país alcançaram níveis recordes no terceiro trimestre do ano.

Foi registrado um ganho superior a 1,6 trilhão de dólares, o que isso corresponde a mais de 10% do PIB dos EUA, estimado em 15 trilhões de dólares. É o valor mais alto desde que o governo mantém registros sobre lucros corporativos, há 60 anos.

O total de lucros das empresas cresceu 28% em relação ao mesmo período de 2009. Entretanto, as empresas não usam esse lucro recorde para contratar mais trabalhadores: dados do FED (o Banco Central dos EUA) mostram que a taxa oficial de desemprego vai se manter acima de 9% por pelo menos mais um ano.

Quando lucros e desemprego estão em alta ao mesmo tempo é sinal de aumento da produtividade e do grau de exploração da classe trabalhadora, o que se dá através da intensificação do ritmo de trabalho, aumento de jornada, redução de salários e benefícios, entre outros meios largamente usados pelas empresas em períodos de crise.

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=2&id_noticia=142920

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails