À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/12/2010

Cortes e desemprego arrastam Portugal para recessão

O relatório Situação Económica Mundial e Perspectivas para 2011, hoje apresentado pela ONU, indica que as maiores dificuldades económicas na zona euro serão especialmente sentidas pela Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha, países "enredados" pelo endividamento e "cujas economias vão continuar em recessão ou estagnar".
Estes países estão entre aqueles que terão um crescimento económico inferior à zona euro, devido a uma procura interna "exaurida" com os "drásticos cortes orçamentais" e "elevadas taxas de desemprego", refere o relatório. A previsão da ONU para o crescimento económico da zona euro este ano é de 1,6 por cento, mais 0,7 pontos percentuais do que o previsto anteriormente.
O relatório sublinha ainda que Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha, juntamente com algumas economias da Europa de Leste, enfrentam uma espiral de crescimento do endividamento, devido à pressão dos mercados. O facto de estes países terem uma "capacidade fiscal relativamente limitada" torna "ainda mais poderosas esta as forças viciosas" dos mercados de dívida soberana, refere o relatório.

http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1724828

Os cortes orçamentais e o persistente desemprego vão arrastar Portugal e outros países com níveis de endividamento elevado na zona euro, para "recessão ou estagnação" económica, segundo as Nações Unidas.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails