À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

06/01/2010

Sem novas garantias para bons professores não há acordo, dizem federações sindicais

As federações sindicais de professores esperam receber quinta-feira do Ministério da Educação a garantia de que todos os docentes avaliados com Bom chegam ao topo da carreira em tempo útil, caso contrário não há acordo.
Contrariamente às anteriores rondas negociais, os sindicatos não receberam até ao momento uma contra-proposta do Governo para a reunião que deverá ser decisiva, no que toca a um acordo sobre os mecanismos relativos à avaliação de desempenho e progressão na carreira docente.

Tanto a Federação Nacional dos Professores (FENPROF) como a Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) mantêm a expectativa sobre o novo texto que lhes foi prometido pela equipa do Ministério da Educação.

"A primeira coisa que vamos ver é se fica claramente escrito que todos os professores com avaliação de Bom chegam ao topo da carreira", caso contrário "nem vale a pena continuar a discutir outras questões porque essa é eliminatória", disse à agência Lusa o secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira.

Também a FNE espera uma resposta positiva a esta "legítima expectativa dos professores que demonstrem um bom desempenho", afirmou o dirigente João Dias da Silva, para quem o clima de diálogo deve continuar noutras questões, mesmo que a estrutura que representa não assine um acordo formal com o ministério sobre a questão que neste momento mais impede um consenso.

"Se não houver acordo nesta matéria, não há acordo formal da FNE", admitiu João Dias da Silva, sublinhando que parte para a reunião com "a abertura que deve ter um processo negocial".

Os sindicatos têm contestado a fixação de quotas para a atribuição das classificações mais elevadas (Muito Bom e Excelente) e a sujeição a vagas para a transição de escalão em três momentos da carreira.

Durante as negociações receberam a garantia de que os docentes avaliados com Muito Bom e Excelente não estão condicionados pelas vagas para progredir, mas esperavam que o mesmo princípio se aplicasse a todos os docentes classificados com Bom.

http://publico.clix.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/sem-novas-garantias-para-bons-professores-nao-ha-acordo-dizem-federacoes-sindicais_1416561

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails