À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

06/01/2010

Desemprego em Novembro aumentou 28,2% face ao mês homólogo

No final do mês de Novembro, o IEFP registou 523 680 desempregados, mais 1,2% do que em Outubro. Os maiores incrementos homólogos registaram-se no sexo masculino, nos Operários e Artífices e na região do Algarve. Por outro lado, face a Outubro, diminuiu o desemprego registado na região do Alentejo, mas também entre os que detêm o ensino superior e entre os Especialistas das Profissões Intelectuais e Científicas.

Embora as mulheres constituam 53,2% do total de desempregados, os homens são os mais afectados pelo aumento deste fenómeno. De facto, enquanto o desemprego feminino registou um incremento, em termos homólogos, de 18,4%, este valor atinge os 41,5% no caso dos homens. Face a Outubro de 2009 registou-se, aliás, um decréscimo de 0,2% no número de mulheres desempregadas. Entre o sexo masculino, os maiores aumentos homólogos ocorreram entre os indivíduos que detêm o 2º ciclo do ensino básico (51,4%), estão inscritos nos Centros de Emprego há menos de um ano (48,2%) e têm idade igual ou superior a 25 anos (42,0%). Quanto às mulheres, os incrementos homólogos são mais acentuados no caso das que detêm o ensino secundário (30,7%), das inscritas nos Centros de Emprego há menos de um ano (20,1%) e das que têm 25 ou mais anos de idade (19,2%). Tanto para os homens como para as mulheres, o desemprego entre os que completaram o ensino superior registou uma diminuição face ao mês anterior: no primeiro caso de 0,2% e entre as mulheres de 5,0%. Por outro lado, também o número de desempregados, tanto do sexo masculino como do sexo feminino, à procura do primeiro emprego diminuiu em relação a Outubro de 2009, respectivamente 1,3% e 3,5%.
No final de Novembro, 86,4% do total de desempregados registados tinham 25 ou mais anos de idade, 92,0% procuravam um novo emprego e 66% estavam inscritos nos Centros de Emprego há menos de um ano. Face a igual período de 2008, houve um aumento do número de desempregados registados em todos os níveis de escolaridade. Os maiores incrementes homólogos ocorreram no ensino secundário e 2º ciclo do ensino básico: 36,5% e 33,7%, respectivamente. Contudo, em termos relativos, a maior fatia do total de desempregados em Novembro de 2009 detinha o 1º ciclo do Ensino Básico – 28,2%. Face a Outubro de 2009 o número de desempregados com o ensino superior diminuiu 3,4%. Foi também neste nível de ensino que se registou o menor aumento em termos homólogos – 18,2%.

O Norte representa a maior parte do total de desempregados registados a nível nacional – 43,7%, embora seja no Algarve que o aumento deste fenómeno mais se faz sentir. Face a igual período do ano passado, o número de desempregados nesta região aumentou 59,8%, enquanto o incremento face a Outubro foi de 19,6%. As regiões autónomas dos Açores e Madeira, por seu lado, apresentam aumentos homólogos acima dos 50%. Todas as regiões do país apresentam, aliás, incrementos do desemprego face a igual período de 2008. Contudo, em relação ao mês anterior, o desemprego estagnou na região Norte e diminuiu no Centro (-0,2%) e Alentejo (-3,5%).
Face a Novembro de 2008, o desemprego aumentou em todas as categorias profissionais (dados para Portugal continental). Contudo, foi nos grupos profissionais “Operários, Artífices e Trabalhadores Similares” (51,4%) e “Quadros Superiores da Administração Pública, Dirigentes e Quadros Superiores de Empresas” (32,2%) que este incremento foi mais expressivo. Por outro lado, é a categoria “Especialistas das Profissões Intelectuais e Científicas” que regista um aumento homólogo do desemprego mais baixo – 16,3%. Face ao mês de Outubro, aliás, esta categoria conheceu um decréscimo do desemprego de 3,3%. Representando cerca de 1/5 do total dos desempregados registados em Novembro, o grupo profissional dos “Trabalhadores Não Qualificados” é o que conta em termos absolutos com mais efectivos.

Link para boletim.

http://observatorio-das-desigualdades.cies.iscte.pt/index.jsp?page=news&id=75

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails