À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

06/01/2010

Desigualdade de rendimento (S80/S20): Portugal é o 4º país mais assimétrico da UE

De acordo com este indicador, Portugal apresenta-se como o quarto país mais assimétrico da UE-27 em 2008, apesar das desigualdades de rendimento entre os 20,0% mais ricos e os 20,0% mais pobres terem conhecido uma ténue diminuição entre 1998 e 2008.

O S80/S20 é um “rácio de percentil” que mede a diferença entre o rendimento líquido recebido pelos 20% da população que detém níveis mais elevados de rendimento (quintil do topo) e o rendimento líquido auferido pelos 20% com menor nível de rendimento (quintil da base). Da análise do Gráfico 1 conclui-se que Portugal é o quarto país da UE-27 no qual as diferenças de rendimento entre os quintis em causa são maiores: o rendimento auferido pelos 20,0% mais ricos é 6,1 vezes superior ao dos 20,0% mais pobres. Na Letónia, o valor deste indicador é de 7,3 (em 2007 o valor deste indicador era de 6,3), enquanto na Roménia e na Bulgária (segundo e terceiro país pior classificado) atingiu os 7,0 e 6,5, respectivamente. É interessante verificar que no conjunto dos 12 países que integraram a União Europeia a partir de 2004 encontram-se os três Estados-membros que registam os níveis de desigualdade de rendimento mais elevados, mas também os três que apresentam para este indicador valores mais baixos, casos da Eslováquia, Eslovénia e República Checa.

Atentando agora no Gráfico 2, verifica-se que ao longo do período em causa as desigualdades de rendimento em Portugal são sempre superiores às verificadas quer no conjunto de países que formam a UE-25, mas também os Novos Estados-Membros (NEM, dez países que integraram a UE em 2004). Em 2003 este indicador conhece o seu valor mais elevado em Portugal no arco temporal analisado (7,4). A partir daí até 2008 esta medida conheceu uma progressiva redução. Embora este indicador seja sempre mais baixo na UE-25 do que em Portugal, os valores médios registados para esses conjuntos de países aumentaram tenuemente desde 1998. Quanto ao valor do S20/S80 nos Novos Estados-Membros, verifica-se que as desigualdades de rendimento em 2001 eram ligeiramente inferiores ao registado em 2008. 2005 foi o ano em que, neste conjunto de países, a diferença entre o rendimento líquido dos 20% mais ricos e dos 20% mais pobres conheceu o seu nível mais elevado (5,6), tendo diminuído a partir daí, até se fixar nos 4,6 em 2008.

Nota Medodológica: “O rácio S80/S20 é um indicador de desigualdade na distribuição do rendimento, definido como o rácio entre a proporção do rendimento total recebido pelos 20% da população com maiores rendimentos e a parte do rendimento auferido pelos 20% de menores rendimentos” (INE).
De acordo com o INE, este indicador é construído “com base no rendimento monetário anual líquido das famílias do ano anterior. O rendimento líquido é transformado em rendimento por adulto equivalente, utilizando a escala de equivalência modificada da OCDE. O rendimento por adulto equivalente é obtido dividindo o rendimento líquido de cada família pela sua dimensão em número de adultos equivalentes e o seu valor atribuído a cada membro da família.”

http://observatorio-das-desigualdades.cies.iscte.pt/index.jsp?page=indicators&lang=pt&id=53

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails