À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

06/01/2010

Macvila (antiga Maconde) suspende 130 trabalhadores

Cento e trinta trabalhadores da antiga Maconde (actual Macvila) vão ficar sem trabalhar durante dois meses, uma vez que a firma do sector têxtil “está com dificuldades financeiras e tem de reduzir a produção”, refere fonte do Sindicato da Indústria Têxtil do Norte.

Embora o referido sindicato desconheça o período de suspensão, a agência Lusa, que cita fonte ligada aos operários da unidade, avança que a suspensão irá decorrer de 18 de Janeiro a 19 de Março.

A Macvila conta actualmente com cerca de 400 operários numa fábrica em Vila do Conde, a única unidade restante do Grupo. Os restantes funcionários que não serão suspensos de funções irão, ainda assim, trabalhar com redução de horário.

Em declarações à Lusa, a sindicalista Madalena Sá explica que a empresa manifestou, junto da comissão de trabalhadores e do sindicato, que “tem tido dificuldades em receber dos seus clientes, logo, está também a ter complicações para pagar aos funcionários”.

Até ao dia de hoje a empresa não pagou a totalidade dos subsídios de Natal uma vez que só conseguiu pagar “50 por cento da verba”, garante a sindicalista.

As dificuldades financeiras na Macvila começaram a ser visíveis nos últimos meses e, para fazer face aos problemas, a empresa já pediu ao IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas) um reforço dos incentivos estatais para superar esta crise que atravessa.

A empresa, que nasceu do investimento de um grupo estrangeiro em Vila do Conde, em 1969, chegou a empregar mais de 2000 trabalhadores, em cinco fábricas, mas em 2002 começou a encerrar unidades, as últimas das quais no ano passado, em Braga e na Póvoa do Varzim.

Em 2006, no âmbito de um plano de reestruturação liderado pelo então presidente do grupo Mário Pais de Sousa (ex-Vulcano), a Maconde decidiu alienar as lojas Macmoda, Tribo e Zona Franca a três insígnias do grupo Sonae.

Dois anos depois do acordo de reestruturação da unidade assinado com a banca, a falência volta a ser um cenário possível na Macvila.

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1416567

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails