À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

08/01/2010

Desemprego em Portugal atinge os 10,3 por cento em Novembro

Em Portugal a taxa de desemprego em Novembro chegou aos 10,3 por cento. Já na Zona Euro o desemprego atingiu os 10 por cento em 16 países, o que acontece pela primeira vez desde que a moeda única foi introduzida em Janeiro de 1999. Os números são avançados hoje pelo Eurostat, a organização de estatísticas europeia, que anuncia ainda o crescimento da economia.

Os dados oficiais apresentados hoje pelo Eurostat dão conta de um aumento de 0,1 por cento da taxa de desemprego em relação ao mês de Outubro atingindo o seu nível mais alto desde Agosto de 1998.

Já em relação a Portugal o Eurostat anuncia que o desemprego atingiu o 10,3 por cento, com o organismo de estatísticas europeia a estimar que só em Novembro 102 mil pessoas tenham perdido os seus postos de trabalho nos países que utilizam a moeda única, elevando para 15,7 milhões o número de desempregados na região.

Dos países da União Europeia, a Letónia e a Espanha são os que apresentam a taxa de desemprego mais alta, atingindo 22,3 por cento e 19,4 por cento, respectivamente, enquanto na Holanda se regista o valor mais baixo da mesma taxa com 3,9 por cento.

Como termo de comparação refira-se que no mês de Novembro o desemprego atingiu os 10 por cento nos estados Unidos e 5,2 por cento no Japão.

Já em relação à Europa a 27, onde estão incluídos países não aderentes à moeda única, como a Grã-Bretanha e a Suécia, a taxa de desemprego subiu igualmente 0,1 por cento no mês de Novembro chegando aos 9,5 por cento.

Já em relação a dados relacionados com a economia, o Eurostat anunciou igualmente que na Zona Euro esta cresceu 0,4 por cento nos últimos quatro meses de 2009.

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Desemprego-em-Portugal-atinge-os-103-por-cento-em-Novembro.rtp&article=308864&visual=3&layout=10&tm=6

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails