À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

05/01/2010

Trabalhadores da Refer e CP em greve dia 21

Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário já entregou o pré-aviso de greve para o dia 21, para reivindicar melhores condições de trabalho na Refer e CP.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) afirma, em comunicado, que o pré-aviso de greve foi entregue hoje, terça-feira, à administração da Refer - Rede Ferroviária Nacional e aos ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do Trabalho e da Solidariedade Social.

O sindicato refere que o pré-aviso foi entregue depois de ter colocado "aos diversos órgãos da Refer um conjunto de problemas, sem que até ao momento tenha obtido qualquer resposta concreta para os mesmos".

O sindicato reivindica a "atribuição do repouso mínimo de 12 horas aos trabalhadores que laboram em regime de escalas de serviço", bem como a "aplicação efectiva do Acordo de Empresa (AE) no que concerne às entradas ao serviço a seguir à folga ou outras ausências, que nunca poderá ser antes das 06:00h".

Das reivindicações do sindicato fazem também parte a "regularização das situações em que os trabalhadores laboram por turnos e são considerados em trabalho normal" e o "pagamento da acumulação de funções de motorista a todos os trabalhadores que, por interesse de serviço, são obrigados a conduzir viaturas da empresa, conforme estipula o AE".

O SNTSF informa também que foi entregue um pré-aviso de greve à administração da CP, alegando que "há dois anos que a avaliação não é dada e, consultados os órgãos da empresa, não é dado nenhuma perspectiva de quando as mesmas são tornadas públicas (...)".

Em comunicado, o SNTSF diz que o Acordo de Empresa e o Regulamento de carreiras da CP, "estipulam uma avaliação profissional, anual, da qual depende a evolução do trabalhador na respectiva grelha indiciária". Neste sentido, em virtude desta situação, "há trabalhadores que estão a ser prejudicados quando não vêem qualquer evolução profissional".

Assim, "os trabalhadores reivindicam o cumprimento do Acordo de Empresa e Regulamento de Carreiras em todo o seu conteúdo e, em particular, no que concerne às avaliações profissionais", salienta o comunicado.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1462251

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails