As empresas cotadas portuguesas sofreram em 2008 uma quebra acentuada nos resultados líquidos, mas a crise não as impediu de continuar a ser generosas na distribuição dos lucros aos accionistas.
A conclusão é sobretudo válida se for excluída a banca da análise. As 10 companhias não financeiras do PSI-20 que já anunciaram quanto vão pagar em dividendos aumentaram a remuneração total. Juntas, vão entregar quase dois terços dos lucros, contra 57% no ano anterior.
As empresas não financeiras obtiveram lucros de 2,95 mil milhões de euros no ano passado, o que representa uma quebra de 8% face a 2007. Mas o valor que vão entregar aos accionistas, sob a forma de dividendos, aumentou 1%, ou 23,6 milhões de euros, para um total de 1,85 mil milhões de euros.
Este aumento resulta da política atractiva seguida por muitas empresas na remuneração aos seus accionistas e também aos compromissos que assumiram com os investidores. Entre estas 10 empresas não financeiras do PSI-20, sete viram os lucros baixar em 2008, mas apenas uma (Zon Multimédia) baixou o valor do dividendo unitário.
Mesmo os accionistas da dona da TV Cabo não têm razão de queixa, uma vez que a companhia vai distribuir a quase totalidade dos lucros obtidos. Entre as restantes cotadas, três aumentam o valor do dividendo por acção e seis mantêm.
Se há empresas que já se tinham comprometido com os accionistas quanto ao valor dos dividendos, como a Portugal Telecom e a EDP, há outras que surpreenderam o mercado com a manutenção da remuneração, apesar da queda nos lucros. É o caso da Sonae SGPS, que manteve o dividendo de 3 cêntimos, apesar dos lucros terem descido mais de 70%. Portucel, Semapa, PT, Brisa e REN são os outros exemplos.
As últimas duas empresas merecem especial destaque, uma vez que a concessionária de auto-estradas vai entregar aos accionistas mais do que obteve em lucros e a REN aumentou o dividendo apesar dos lucros terem caído.
Jornal de Negócios - 23.03.09
À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.
23/03/2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário