À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

27/03/2009

ONU denuncia 'especulação selvagem'

Corretores na Wall Street, a rua onde operam os mercados financeiros nos EUA
O relatório da UNCTAD recomenda a aplicação de uma regulamentação firme para impedir a especulação financeira no seu todo
As Nações Unidas dizem que os países ricos têm de assumir uma grande parte da responsabilidade pela crise financeira global.

A agência da ONU para o Comércio e o Desenvolvimento, a UNCTAD, critica vigorosamente num relatório o que classificou de "especulação selvagem" dos sectores financeiros.

O relatório recomenda a aplicação urgente de reformas dos sistemas financeiros e monetários internacionais e diz que a ONU deve desempenhar um papel central nesse processo.

Com uma linguagem invulgarmente acutilante, a UNCTAD diz que uma fé cega no mercado livre deu margem de manobra a formas de gestão financeira completamente distanciadas de qualquer actividade económica verdadeiramente produtiva.

Carneiros

"Um comportamento de rebanho", salienta o documento, deu azo a "especulações selvagens" que contribuíram em grande parte para o aumento, no ano passado, dos preços dos produtos alimentares.

O secretário-geral da UNCTAD, Supachai Panitchpakdi, deseja que a ONU desempenhe um papel central na reforma dos mercados financeiros globais.

A Wall Street, onde operam os mercados financeiros em Nova Iorque
As pessoas falam da Wall Street mas o que devíamos era pensar nas que nem sequer ruas têm.
Supachai Panitchpakdi, scretário-geral da UNCTAD

"Esta é uma tarefa multilateral. A ONU tem 192 membros que deviam, todos, ter uma palavra a dizer. As pessoas falam da Wall Street mas o que devíamos era pensar nas que nem sequer ruas têm", considerou.

A ONU manifestou apreensão de que o declínio económico global possa reduzir financiamentos para projectos fundamentais de combate à fome, pobreza, doença e alterações climáticas.

O relatório da UNCTAD recomenda a aplicação de uma regulamentação firme para impedir a especulação financeira no seu todo - não apenas no mercado imobiliário mas também nos mercados monetários e financeiros.

Se tal não acontecer, conclui o documento, nada, a não ser “o encerramento completo do casino financeiro, fornecerá uma solução sustentável para a crise.”

BBC - 27.03.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails