O relatório da UNCTAD recomenda a aplicação de uma regulamentação firme para impedir a especulação financeira no seu todo |
A agência da ONU para o Comércio e o Desenvolvimento, a UNCTAD, critica vigorosamente num relatório o que classificou de "especulação selvagem" dos sectores financeiros.
O relatório recomenda a aplicação urgente de reformas dos sistemas financeiros e monetários internacionais e diz que a ONU deve desempenhar um papel central nesse processo.
Com uma linguagem invulgarmente acutilante, a UNCTAD diz que uma fé cega no mercado livre deu margem de manobra a formas de gestão financeira completamente distanciadas de qualquer actividade económica verdadeiramente produtiva.
Carneiros
"Um comportamento de rebanho", salienta o documento, deu azo a "especulações selvagens" que contribuíram em grande parte para o aumento, no ano passado, dos preços dos produtos alimentares.
O secretário-geral da UNCTAD, Supachai Panitchpakdi, deseja que a ONU desempenhe um papel central na reforma dos mercados financeiros globais.
As pessoas falam da Wall Street mas o que devíamos era pensar nas que nem sequer ruas têm. |
"Esta é uma tarefa multilateral. A ONU tem 192 membros que deviam, todos, ter uma palavra a dizer. As pessoas falam da Wall Street mas o que devíamos era pensar nas que nem sequer ruas têm", considerou.
A ONU manifestou apreensão de que o declínio económico global possa reduzir financiamentos para projectos fundamentais de combate à fome, pobreza, doença e alterações climáticas.
O relatório da UNCTAD recomenda a aplicação de uma regulamentação firme para impedir a especulação financeira no seu todo - não apenas no mercado imobiliário mas também nos mercados monetários e financeiros.
Se tal não acontecer, conclui o documento, nada, a não ser “o encerramento completo do casino financeiro, fornecerá uma solução sustentável para a crise.”
BBC - 27.03.09
Sem comentários:
Enviar um comentário