A confiança dos consumidores na Alemanha, para Abril, caiu pela primeira vez em sete meses. A penalizar estão essencialmente os receios relacionados ao mercado laboral, com os consumidores a mostrarem-se preocupados quanto à possibilidade de ficarem sem emprego.
O índice GfK que pede a confiança dos consumidores para o mês de Abril caiu para os 2,4 pontos, anunciou a empresa em comunicado citado pela Bloomberg. Os dados relativos ao mês de Março, foram revistos em baixa dos 2,6 pontos para os 2,5 pontos.
Este valor contrasta com as previsões dos economistas contactados pela agência noticiosa norte-americana que esperavam que a leitura do índice se situasse nos 2,5 pontos.
A continuação da deterioração económica tem levado as empresas a reduzir a sua produção, uma vez que a procura tem diminuído tanto no mercado doméstico, como no externo.
Para enfrentar as condições económicas as empresas procuram reduzir custos o que se traduz na redução de postos de trabalho. O desemprego na maior economia da Zona Euro subiu pela quarta vez consecutiva em Fevereiro.
“O medo de perder o emprego está agora a tornar-se o consenso prioritário, superando os efeitos positivos dos pacotes de estímulos económicos”, afirmou o GfK no comunicado.
O instituto acrescentou que “se o desemprego subir para valores superiores às expectativas com o passar do ano, isso enfraqueceria seriamente a confiança dos consumidores”.
Jornal de Negócios - 26.03.09
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