À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

10/02/2009

A União dos Bancos Suíços (UBS) - Mais 2 000 despedimentos

A União dos Bancos Suíços (UBS), primeira instituição bancária suíça, anunciou hoje ter perdido 19.697 milhões de francos suíços (13.045 milhões de euros) em 2008 e a supressão de mais 2.000 empregos.

Só no quarto trimestre, o défice do banco atingiu 8,1 mil milhões de francos suíços (5,3 mil milhões de euros), segundo um comunicado.

A perda anual situou-se acima das previsões dos analistas, que apontavam para 17.670 milhões de francos suíços (11,7 mil milhões de euros), segundo a agência financeira AWP.

No ano anterior, a UBS tinha registado lucros brutos de 1,33 mil milhões de francos suíços (862 milhões de euros).

O banco vai suprimir 2.000 postos de trabalho na sua unidade de investimentos, a que foram atribuídas muitas das más decisões de investimentos responsáveis por perdas de dezenas de milhares de milhões de francos suíços em desvalorizações de activos desde meados de 2007.

As saídas líquidas de capitais foram de 85,8 mil milhões de francos suíços nos últimos três meses do ano e totalizaram 226 mil milhões de francos suíços em 2008, assinalando a perda de confiança dos clientes.

A UBS, que tinha anunciado uma separação das suas actividades em três entidades distintas, decidiu criar duas novas divisões: gestão de fortuna e banco suíço, bem como gestão de fortuna Américas, separando ainda um pouco mais as suas actividades na Confederação das nos Estados Unidos.

"Os afluxos de dinheiro fresco nas unidades de gestão de fortuna e a gestão dos activos foram positivos em Janeiro", segundo a UBS, mas "a situação dos mercados financeiros continua frágil".

Para o ano em curso, a instituição bancária helvética mantém-se "prudente quanto às perspectivas a curto prazo".

Destak/Lusa 10.02.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails