À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

09/02/2009

Maior produtor mundial de platina dispensa dez mil trabalhadores

O primeiro produtor mundial de platina, a sul-africana AngloPlatinum, vai dispensar dez mil trabalhadores este ano, devido à diminuição das cotações e à forte quebra da procura do sector automóvel, anunciou hoje o seu presidente, Neville Nicolau.

No primeiro trimestre, serão suprimidos cerca de seis mil postos de contratados a prazo e dois mil de assalariados e no segundo semestre haverá duas mil outras supressões, precisou Neville Nicolau.

Os dez mil postos representam 13 por cento dos 77.000 assalariados e contratados da empresa que integra o grupo Anglo American.

Neville Nicolau assegurou que as quatro mil supressões de empregos fixos representavam o equivalente das saídas naturais da empresa (cinco por cento dos efectivos cada ano), pessoas que não serão substituídas.

"A crise económica afecta-nos e influenciou a nossa estratégia a médio prazo", explicou o presidente numa conferência de imprensa em Joanesburgo.

O sector da platina é também afectado pela crise do automóvel, grande consumidor deste metal para o fabrico das panelas catalíticas.

A AngloPlats, que produz cerca de dois quintos da platina mundial, acrescentou que a produção deste ano deverá manter-se ao mesmo nível da do ano passado, em cerca de 2,3 milhões de onças.
Lusa/Público.pt 09.02.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails