À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

13/02/2009

Trabalhadores da Ecco em acção de protesto

Os trabalhadores da multinacional de calçado Ecco'let, em S. João de Ver, Santa Maria da Feira, organizam esta sexta-feira uma acção de protesto para reivindicar mais compensações para a rescisão do contrato de trabalho.

Os 180 trabalhadores que vão ser alvo de um despedimento colectivo querem um mês e meio de ordenado por cada ano de trabalho, a título de compensação indemnizatória pela rescisão do contrato de trabalho. A empresa ofereceu 1,25 por mês, mas os trabalhadores consideram insuficiente.

Esta será uma das reivindicações, a que se junta o pedido de pagamento de mais 20% sobre o valor do ordenado mensal aos trabalhadores que se vão manter na empresa até Outubro, data em que serão efectuados os últimos despedimentos da reestruturação.

O Sindicato dos Trabalhadores do Sector do Calçado de Aveiro e Coimbra estará presente na acção. A coordenadora da estrutura sindical, Fernanda Moreira, diz que se trata de uma "reunião legítima" defendendo que a Ecco'let "não teve nenhuma consideração pelos trabalhadores". Acusa a empresa de ter "aproveitado a crise" para proceder à deslocalização da produção.

Os trabalhadores afectos à produção vão deixar a empresa em Abril e os restantes, a trabalhar no sector do armazém, deixarão o posto de trabalho em Outubro. Dos 301 funcionários actuais ficarão apenas 120.

Jornal de Notícias - Salomão Rodrigues - 13.02.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails