À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

12/02/2009

Delphi fecha durante o Carnaval e Dura faz lay-off

LUÍS MARTINS

As duas principais fábricas de componentes para automóveis da Guarda vão tomar medidas para minimizar o impacto da crise nos custos de produção. A Delphi, que emprega cerca de 960 pessoas, decidiu suspender a laboração durante a semana do Carnaval e a Dura Automotive entrará em 'lay--off' entre Março e Setembro.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas (STIMM), as decisões são justificadas pela quebra das encomendas. No caso da Dura, que emprega 150 trabalhadores no Porto da Carne, o abrandamento da produção nos próximos seis meses significa trabalhar três dias por semana e receber dois terços do salário. Além disso, a administração anunciou a dispensa de 14 contratados.

O mesmo se passa na Delphi, garante o delegado do STIMM. "Propusemos que a empresa só descontasse dois dos quatro dias de férias que as pessoas vão ser forçadas a gozar no Carnaval, mas a administração recusou", lamenta. Desde Novembro que a multinacional de cablagens está a dar formação aos funcionários. Isto depois de, em Setembro e Outubro do ano passado, algumas dezenas de trabalhadores terem sido obrigados a ficar em casa vários dias por falta de trabalho.

"Actualmente, o pessoal das linhas com menos encomendas está a ser enviado para formação", refere o sindicalista, dizendo haver cerca de 60 pessoas nessas acções. Recorde-se que a Delphi prevê despedir 400 pessoas em Dezembro.
J.N. 12.02.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails