À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

09/02/2009

Trabalhadores da Fehst acusam empresa de discriminação ao aplicar lay-off

A Comissão de trabalhadores da fábrica de componentes e material eléctrico Fehst de Braga denunciou, esta segunda-feira, aquilo que classifica como discriminação na aplicação do lay-off, acrescentando que não encontra razões para a redução temporária do período normal de trabalho.

Luís Peixoto, da comissão de trabalhadores da Fehst, criticou o «critério que está a ser usado» na aplicação do lay-off (suspensão dos contratos de trabalho), acusando a administração da empresa de discriminação por só retirar do processo de lay-off 17 trabalhadores, a maioria da administração e das chefias da fábrica.

Desde Janeiro que 169 trabalhadores são obrigados a parar às segundas e terças-feira, o que no final do mês representa entre 30 a 40 por cento a menos no salário. Contudo, entretanto, 17 trabalhadores foram retirados desse processo.

Na opinião de Luís Peixoto, a paragem nesses dois dias «não se justifica», porque neste momento há «trabalho que chegue para ocupar o pessoal todo durante a semana», sendo que, apesar da crise internacional, a fábrica tem vindo a registar um aumento na produção.

«Há um ou outro cliente que parou as encomendas temporariamente, mas aquilo que a empresa alega não é convincente», sublinhou, acrescentando que nos últimos meses a facturação da fábrica encontrava-se «estável» e «rondava mais ou menos os 800 mil euros».

TSF - 09.02.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails