À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

01/03/2011

Inflação em Portugal acima da média europeia

A inflação em Portugal chegou aos 3,6 por cento nos 12 meses terminados em Janeiro, enquanto a da zona euro se situou nos 2,3 por cento, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
Já a inflação em Janeiro face a Dezembro foi de menos 0,7 por cento na zona euro e recuou 0,4 por cento na União Europeia, enquanto em Portugal se situou nos 0,5 por cento.
A taxa de inflação nos 12 meses terminados em Janeiro foi de 2,7 por cento na União Europeia, tendo-se mantido estável face a Dezembro do ano passado, segundo o gabinete de estatística europeu.
Em Janeiro, as taxas de inflação anuais menos elevadas foram observadas na Irlanda (0,2 por cento) e na Suécia (1,4 por cento), enquanto as mais altas se registaram na Roménia (7 por cento), Estónia (5,1 por cento) e na Grécia (4,9 por cento).
Na zona euro, os componentes que mais contribuíram para a inflação foram os transportes (5,1 por cento), habitação (4,5 por cento) e álcool e tabaco (3,7 por cento), enquanto, em sentido oposto, a habitação (-0,6 por cento) e as comunicações (-0,2 por cento) registaram as menores variações.

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1795138

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails