À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

03/03/2011

Precariedade atinge sete em cada 10 jovens trabalhadores

Algumas dezenas de jovens ativistas da CGTP concentraram-se hoje na baixa lisboeta para denunciar que 7 em cada 10 jovens trabalhadores têm um vínculo laboral precário, o que os impede de ter uma vida estável.

"A precariedade atinge 1.400 trabalhadores. Só no distrito de Lisboa existem 155.000 trabalhadores com menos de 35 anos, com vinculo de trabalho precário, que vivem na incerteza de continuar a ter trabalho", disse João Barreiros, coordenador distrital da Interjovem, durante uma tribuna pública.

João Barreiros considerou que a precariedade compensa as empresas porque "cada trabalhador nesta situação custa em média menos 40 por cento que os trabalhadores efetivos".

Os trabalhadores precários "são mais baratos mais fáceis de controlar e menos reivindicativos", disse.

A tribuna pública de denuncia da precariedade, promovida pela estrutura de jovens da CGTP, decorreu entre a Rua do Carmo e a Rua 1. de Dezembro, zona de intensa passagem de transeuntes, para chamar a atenção para "a necessidade de combater a precriedade".

Foram ouvidos testemunhos de alguns representantes sindicais jovens que descreveram a situação laboral, relativamente à precariedade, do respetivo setor.

Nuno Almeida, do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa, afirmou que "a precariedade também está instalada na administração local", nomeadamente na Câmara de Lisboa, onde em 2008 foi resolvida a situação de muitos precários mas, entretanto, "já secriaram mais cerca de 300 contratos precários".

O representante do Sindicato da Indústrias Elétricas salientou o elevado número de trabalhadores sub-contratados - normalmente precários - a laborar em grandes empresas como a EDP, a REN ou empresas de elevadores, que têm condições de trabalho muito inferiores à dos trabalhadores das empresas que sub-contratam.

Valter Loios, da direção nacional da Interjovem , disse à agência Lusa que a tribuna "foi mais uma ação de luta contra a precariedade, que está a hipotecar o futuro dos jovens portugueses".

"Esta ação surge na sequência de uma petição que entregámos em novembro na Assembleia da República e vamos continuar a lutar contra a precariedade dia 19 e dia 1 de Abril", o dirigente da Interjovem.

Valter Loios lembrou que existem mais de 800 mil desempregados em Portugal, dos quais 96.000 em Lisboa, e destes 32.254 jovens com menos de 35 anos.

Os dirigentes da Interjovem aproveitaram a iniciativa para apelar à participação na manifestação nacional que a CGTP promove dia 19 e à manifestação da juventude que a Interjovem promove dia 1 de abril.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/Precariedade+atinge+sete+em+cada+10+jovens+trabalhadores.htm

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails