À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

22/09/2010

Mais de 1500 polícias esperam promoção há 14 meses

Mais de 1500 polícias esperam promoção há 14 meses

Este é um dos motivos que vai levar os polícias a concentrarem-se a partir de amanhã no Terreiro do Paço, em Lisboa.

Mais de 1500 polícias esperam há 14 meses serem promovidos, sendo penalizados mensalmente em pelo menos 200 euros, motivo que os leva a concentrarem-se a partir de quinta feira no Terreiro do Paço, em Lisboa.

Na PSP há 10 anos, o agente P. (que preferiu não ser identificado) está à espera desde maio de 2009 ser promovido a agente principal. "Há um ano que sou penalizado em cerca de 250 euros por mês", disse à agência Lusa o polícia, que já tem dúvidas se a promoção se vai concretizar.

O agente recebe actualmente 900 euros e se a "tão desejada promoção" se concretizasse passava a receber 1150 euros. Apesar de afirmar que a "forte desmotivação" não se reflecte no serviço que desempenha diariamente, refere que desde que entrou na Polícia tinha a expectativa em subir na carreira.

P. é um dos 800 agentes em todo o país que há mais de um ano esperam ser promovidos a agentes principais, categoria para a qual concorrerem e cujos requisitos (pelo menos sete anos de serviço, avaliação curricular, experiência profissional e habilitações literárias) reuniam.

Além dos agentes, há ainda chefes e oficiais, num total de cerca de 1500, que fizeram um concurso para subirem de posto e ficaram aprovados, faltando apenas o Governo desbloquear 3,1 milhões de euros, a verba necessária para pagar as promoções.

Por causa das promoções e por iniciativa da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP), sete sindicatos da PSP vão concentrar-se na quinta feira, a partir 18:00, em frente ao Ministério da Administração Interna (MAI) "por tempo indeterminado".

O presidente da ASPP, Paulo Rodrigues, afirmou que os manifestantes só abandonarão o local quando o MAI "garantir a disponibilidade da verba para a efectivação das promoções em todas as categorias profissionais e para a colocação nas novas posições remuneratórias", podendo ser uma concentração que durará "horas, dias e até semanas".

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, já afirmou que está a trabalhar no sentido de resolver o problema das promoções.

"Temos estado a trabalhar no sentido de resolver as questões que se colocam à PSP, nomeadamente as questões relacionadas com as promoções resultantes de concursos já realizados no passado, e estou certo que vamos resolvê-los", disse Rui Pereira.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1668408

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails