À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

23/09/2010

Idosos mais abandonados e maltratados

A Provedoria de Justiça já recebeu este ano mais queixas relacionadas com maus-tratos e abandono de idosos do que em todo o ano de 2009.

Em 2010, a Linha do Cidadão Idoso da Provedoria de Justiça já recebeu mais de 1900 chamadas, entre as quais 176 queixas relacionadas com maus-tratos fisicos ou psicológicos a idosos, mais 50 do que em 2009.

Teresa Cadavez, responsável pela área do idoso na Provedoria de Justiça, disse que enquanto em 2009 as questões relacionadas com os maus-tratos ocupavam o quarto lugar, agora subiram para segundo.

Os casos de abandono, em casa ou nos hospitais, também são frequentes, registando 79 desde o início do ano, mais 15 do que em todo o ano passado.

As queixas de maus-tratos surgem quase todos os dias, mas a Provedoria de Justiça não sabe se há mais casos ou se estes são, apenas, cada vez mais denunciados.

Na maioria dos casos, o agressor vem de dentro da própria família, disse Teresa Cadavez, segundo a qual apenas quatro queixas das recebidas este ano denunciavam instituições em fez de famílias.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1668834

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails