À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

12/01/2010

Fábrica encerra nos Açores e deixa 40 pessoas sem trabalho

Quarenta pessoas vão ficar sem trabalho até Abril, pois a empresa alemã de produção de sementes Ernst Benary vai encerrar as instalações que detém em Ponta Delgada, nos Açores, devido à forte quebra nas vendas e elevados custos de produção.

Em declarações à Lusa, a directora técnica da empresa, Petra Gerken, revela que os contratos de trabalho deixaram de ser renovados desde Outubro e frisa que a firma apenas admitiria manter a unidade de Ponta Delgada caso os custos de produção fossem semelhantes aos da Indonésia.

“É impossível manter os custos de produção da Indonésia nos Açores, visto que os ordenados são incomparáveis, o mesmo sucedendo com outras despesas, como a electricidade”, afirmou, justificando o encerramento.

A empresa germânica está em actividade nos Açores, mais concretamente na ilha de São Miguel, há mais de 20 anos, e dos 40 trabalhadores, cerca de dez pertenciam aos quadros e os restantes reforçavam a equipa na época de maior produção.

Até Abril, apenas seis funcionários irão laborar na única estufa ainda em funcionamento.

A empresa, que já colocou à venda as suas instalações em Ponta Delgada, também encerrou recentemente duas unidades na Alemanha e outra nos Estados Unidos.

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1417441

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails