À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

09/09/2009

Propinas são das mais altas da Europa

Portugal é o terceiro País da União Europeia (UE) - entre 19 comparados - com propinas mais altas nas universidades públicas, revela o relatório "Education at a Glance" da OCDE, divulgado ontem.

De acordo com o estudo, apenas quatro países da UE cobram valores anuais acima dos 759 euros. E só Reino Unido (instituições apoiadas pelo Estado) e Holanda ultrapassam as médias nacionais. Sete países comunitários não cobram mesmo qualquer verba.

Em Portugal, a quase totalidade das universidades e politécnicos públicos aplica actualmente a propina máxima de 972,14 euros. E segundo dados do Ministério do Ensino Superior, as receitas das instituições com a sua cobrança subiu de 184 para 254 milhões de euros anuais entre 2005 e 2008.

Os cálculos da OCDE não contemplam incentivos estatais como a acção social escolar e as bolsas que, em Portugal, permitem isentar um número significativo de estudantes destes pagamentos.

O relatório, baseado em dados de 2006, coloca em 1,4% do PIB o investimento público português em ensino superior (incluindo apoios a privados), acima da média de 1,3% da OCDE. Também no que diz respeito ao não-superior, os 3,7% do PIB estãom 0,2% acima da média da organização.

Pela positiva, relativamente a Portugal, o relatório destaca também os aumentos das taxas de conclusão do básico e secundário, e o crescimento dos diplomados do superior em 7%, entre 1998 e 2006. Um valor muito acima da média da OCDE (subiu 4,5%).

Em termos globais Portugal continua, no entanto, com um atraso significativo. Menos de 15% dos adultos dos 55 aos 64 anos, e de 50% no grupo dos 25 aos 34, concluíram o secundário.

D.N. - 09.09.09

1 comentário:

JTSM disse...

Assinem esta petição para um Ensino Superior mais Justo.

http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=propinas

Related Posts with Thumbnails