À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

08/09/2009

Abandono escolar deve-se a insucesso de políticas dos últimos 30 anos

Perante o facto de Portugal ter a maior taxa de abandono escolar entre os 30 países da OCDE, a Fenprof sublinhou que os erros políticos que estão na base dessa realidade não são de agora, mas duram há 30 anos.

Os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgados esta terça-feira revelam que Portugal é o país que regista uma maior taxa de abandono escolar entre os 30 que fazem parte da organização.

Luís Lobo, da Fenprof, considerou que este resultado revela o «insucesso» das políticas educativas que «têm sido seguidas nos ultimo 30 anos», frisando que «os dois maiores partidos» (PS e PSD) têm «responsabilidades repartidas nesta matéria».

O sindicalista acrescentou que os portugueses têm assim abandonado as expectativas que criaram em terno de um «sistema educativo português público» que «pudesse dar resposta» às suas «necessidades e expectativas» em relação à sua qualificação.

Também a Federação Nacional de Educação (FNE) considerou que os dados da OCDE revelam o fracasso das políticas de Educação.

TSF - 08.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails