À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

09/09/2009

Confecções Proudmoments: Centena de trabalhadoras em greve no Fundão

O presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa (STBB), Luís Garra, espera que a empresa de confecções Proudmoments apresente um plano de pagamento de salários às 100 trabalhadoras que hoje entraram em greve.

"A preocupação fundamental é arranjar uma plataforma de entendimento, para que [se chegue] ao fim da greve e continue a laboração. Acredito que na base de um plano de pagamentos realista e verdadeiro, as trabalhadoras vão continuar a colaborar como até aqui", sublinhou o sindicalista à Agência Lusa.

Cerca de 100 trabalhadoras das confecções Proudmoments, na Zona Industrial do Fundão, concentraram-se esta manhã à porta da empresa e iniciaram uma greve por tempo indeterminado, exigindo o pagamento de salários em atraso.

Segundo Isabel Simão, dirigente na empresa do Sindicato Têxtil da Beira Baixa, "desde Janeiro que os salários estão a ser pagos de forma repartida. Neste momento estão em atraso o salário de Agosto e parte do subsídio de férias".

Na terça-feira um grupo de trabalhadoras questionou a administração sobre a situação e um dos sócios terá informado que "não há dinheiro para pagar", acrescentou Isabel Simão.

Ainda segundo esta dirigente sindical, os sinais de dificuldades na empresa reflectem-se "até na falta de papel higiénico e produtos de limpeza nas instalações".

A agência Lusa procurou obter informações por parte da administração, mas até ao momento ninguém se encontrava disponível.

As confecções Proudmoments chamavam-se Massito até à insolvência desta em 2008, passando na altura para a posse da actual administração, que lhes deu uma nova designação.

A empresa produz calças e casacos para marcas de clientes.

Ainda segundo Luís Garra, noutra empresa de confecções da região, a Carveste, em Belmonte, as trabalhadoras também chegaram a parar hoje de manhã, mas retomaram a laboração.

Em causa está também o pagamento do salário de Agosto e parte do subsídio de férias, sendo que a administração assumiu um plano de pagamentos acordado com as mais de 200 trabalhadoras.

D.N. - 09.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails