À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

07/09/2009

Malveira/Mafra/Ericeira - Utentes indignados com aumento do preço das portagens na A21

Preços aumentaram, em alguns casos, cerca de 300%, com algumas viagens a passare de 1,20 para 4,20 euros.

Os utentes da auto-estrada A21 (Malveira/Mafra/Ericeira) estão indignados com o aumento do preço das portagens para mais do triplo, após a concretização do acordo de transferência da via da autarquia para o Estado, como estava previsto desde a construção.

"Antes pagava ida e volta 1,20 euros e agora passo a pagar 4,20, o que penaliza bastante porque as despesas disparam no fim do mês", disse indignada à Agência Lusa, Conceição Silva, que diariamente percorre a A21, saindo da Ericeira para ir trabalhar para Mem Martins.

"É inconcebível, por isso vou voltar a sair de casa mais cedo e ir pela estrada nacional", acrescentou.

Com várias viaturas a circular frequentemente na A21, também o empresário da construção civil, Vítor Simões, pondera deixar de utilizar a via.

"O aumento de 60 cêntimos para 2,10 prejudica muito quem percorre esta via todos os dias, temos de fugir o mais possível da auto-estrada", afirmou.

Tatiana Guimarães, a estudante em Lisboa a residir na Ericeira, prepara-se este ano lectivo deixar de percorrer diariamente toda a auto-estrada para entrar na A8, na Venda do Pinheiro.

"Tenho estado a pensar e ou vou de autocarro, ou entro só em Mafra Este ou alugo uma casa em Lisboa porque compensa", referiu.

Os utentes queixam-se ainda de não terem sido informados previamente da entrada em vigor dos novos preços, apesar de a empresa Mafratlântico ter dado conta das alterações impostas através de edital.

Os novos preços das portagens entraram em vigor dia 3, na sequência da assinatura do acordo de transferência da auto-estrada da Câmara de Mafra, responsável pela sua construção, para a Estradas de Portugal (EP).

Apesar de o processo não estar concluído, o acordo possibilita à Mafratlântico, que vai manter-se como concessionária da via até ser lançado pela EP concurso público para nova concessão, integrar a A21 na rede nacional de auto-estradas.

Como consequência, passou a ter montado o sistema informático que permite saber gerir a entrada e saída de utentes na auto-estrada A8.

O Ministério das Obras Públicas esclareceu hoje que o aumento de portagens foi decidido pela Câmara de Mafra, ainda responsável pela concessão da auto-estrada.

A nova tabela em vigor fixou em 2,10 euros o valor da portagem para veículos ligeiros (classe 1), contra os 60 cêntimos até aqui aplicados.

Na classe 2, a portagem passou de um para 3,75 euros, na classe 3 de 1,30 para 4,75 euros e na classe 4 de 1,40 para 5,15 euros.

O aumento das portagens está a ser contestado pelos utentes, que domingo realizaram uma manifestação de protesto.

J.N. - 07.09.09

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto não está fácil e os nossos governantes não ajudam. Para Srs. que tomam decisões idênticas a estas eu só tenho um comentário: Se fosse permitida a justiça popular vocês não brincavam com a população meus amigos. Bricavam mas era o tanas. Eram mas era pendurados num poste ao sol e chuva para ver o que é amar a Deus.

Related Posts with Thumbnails