À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

11/09/2009

Militares criticam reorganização das Forças Armadas e alertam para risco de ruptura nos quartéis

Três associações militares assinaram uma carta aberta dirigida aos portugueses, onde avaliam o que foi feito pelo Governo e onde fazem sugestões para a próxima legislatura. Os militares consideram que a reorganização das Forças Armadas foi um fracasso e avisam que se mantém o risco de ruptura entre os militares.

A Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA), a Associação Nacional de Sargentos (ANS) e a Associação de Praças da Armada (APA) denunciam, numa carta aberta aos portugueses, «o falso consenso, os silêncios, as omissões e as cumplicidades» que marcaram as últimas décadas.

«O Governo usou do maior secretismo no trabalho que fez e não ouviu - como era sua obrigação perante a lei - os militares», o que é grave, «porque não temos todos os direitos» que existem entre os outros portugueses, disse o presidente da AOFA.

Alpedrinha Pires afirmou ainda que «foi aprovada legislação que mereceu a oposição consensual dos militares», numa referência ao novo regime remuneratório que as associações consideram «tecnicamente mal concebido» e «incompleto».

As três associações rejeitam e pedem a revogação do regulamento de disciplina militar e regime retributivo.

Na carta, os militares apelam também aos partidos políticos para que se pronunciem «sobre estas matérias, sobre como é que vão conduzir o diálogo social, em particular com estas associações que estão fora da concertação social» e desafiam ainda os políticos para uma «discussão sobre a Defesa Nacional e sobre a valorização das Forças Armadas».

Tendo em conta que os militares não podem participar activamente numa campanha eleitoral, as três associações pedem também aos cidadãos em geral que participem nesses debates, lembrando que se acentua o risco de ruptura e de quebra de coesão entre os militares das Forças Armadas.
TSF - 11.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails