À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

08/09/2009

Pilotos da TAP marcam greve para dias antes das eleições

Os pilotos da TAP decidiram, esta terça-feira, realizar uma paralisação nos dias 24 e 25 de Setembro, pouco antes das eleições legislativas, agendadas para dia 27. Em causa está o impasse em torno do Acordo de Empresa.

Depois do acordo conseguido pela administração da TAP com o pessoal de terra, são agora os pilotos a avançarem para uma paralisação.

A TSF sabe que os pilotos da TAP vão apresentar, nos próximos dias, um pré-aviso de greve para 24 e 25 de Setembro.

Em causa está o impasse nas negociações para a revisão do Acordo de Empresa, que começaram em Novembro passado, e que, de acordo com um comunicado do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, estão paradas por vontade da administração.

Os pilotos defendem que, nos últimos dez anos, foram responsáveis por um aumento significativo da produtividade da empresa e acrescentam que nunca viram reflectido esse papel nos salários, nem mesmo quando, em 2008, foram distribuídos prémios pelos gestores e trabalhadores da TAP.

O sindicato não compreende porque é que os pilotos não foram contemplados, quando a própria administração reconhece que têm feito inúmeras concessões, e consideram inaceitável que os sacrifícios que têm feito sejam consumidos por erros de gestão da equipa de Fernando Pinto.

No documento, que chegou à redacção da TSF, os pilotos garantem que não vão continuar a financiar um modelo de gestão, baseado no corte dos salários reais e no aumento da produtividade.

Os pilotos terminam com a rejeição total do argumento que lhes tem sido apresentado pela TAP para justificar a demora na revisão do Acordo de Empresa: para o sindicato, a crise externa já não chega para travar as exigências dos pilotos.

TSF - 08.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails