À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

19/08/2009

Ambientalistas acusam Governo de falta de transparência na fusão de empresas

Perante a intenção do Governo de juntar a Valorsul e a Resioeste, várias associações ambientalistas acusam o Ministério do Ambiente de falta de transparência, frisando que não existe capacidade de incineração na Valorsul para todos os resíduos.

A plataforma das organizações ambientalistas Quercus, Movimento Pró-Informação para a Cidadania e Ambiente (MPI) e Associação de Defesa do Ambiente de Loures (ADAL), criada na sequência da proposta de fusão entre a Valorsul e a Resioeste, acusa o Ministério do Ambiente de falta de transparência e de informação.

Enquanto documentos do Ministério do Ambiente declaram que a Valorsul «pode receber mais resíduos», os relatórios de sustentabilidade da empresa revelam que «não existe essa capacidade», denunciou Rui Berkemeier, do Centro de Informação de Resíduos da Quercus.

Para o ambientalista, o ministério tutelado por Nunes Correia «está a fazer um grande erro» ao «empurrar da Resioeste para a Valorsul», porque isso «não vai resolver o problema».

A proposta de fusão da Valorsul com a Resioeste prevê queimar e enterrar cerca de 80 por cento dos resíduos, o que corresponde a uma taxa de reciclagem muito baixa, denunciam os ambientalistas, defendendo, em alternativa, um tratamento local quer permite reciclar entre 60 a 80 por cento do lixo.

Rui Berkemeier acusou também a Câmara Municipal de Loures de voltar atrás com a palavra, já que depois de ter dito que nunca iria receber resíduos de outros concelhos, neste momento, não só propõe o contrário, como ainda admite a «possibilidade de montar uma nova incineração».

Os ambientalistas prometem apresentar, em conferência de imprensa esta quarta-feira, uma série de dados que demonstram a falta de informação do Ministério do Ambiente em relação a este processo.

Também esta quarta-feira realiza-se uma sessão da Câmara Municipal de Loures sobre este processo de fusão.

TSF - 19.08.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails