A taxa de desemprego na OCDE subiu 0,3 por cento em Maio em comparação com o mês anterior, e 2,4 em termos homólogos, situando-se nos 8,3 por cento, revelou o gabinete de estatísticas da União Europeia.
Este número sobe se forem analisados apenas os dados relativos aos 16 países da Zona Euro, quando em Maio foi registado uma taxa de desemprego de 9,5 por cento. O desemprego na União Europeia dos 27 atingia, no mesmo mês, 8,9 por cento.
A taxa de desemprego em Portugal está, pois, acima da média da União Europeia e da OCDE, encontrando-se no mesmo nível da França (9,3 por cento).
A Espanha bate todos os recordes, com o desemprego a afectar 18,7 por cento da população. Irlanda, Eslováquia, Hungria e EUA são outras economias da OCDE com uma taxa de desemprego superior à de Portugal. Continuam a distinguir-se os desempenhos da Holanda e da Áustria pelo baixo nível de desemprego, de 3,2 por cento e 4,3 por cento, respectivamente.
Na semana passada, o mesmo gabinete tornou público que a economia da Zona Euro registou a maior queda desde 1999, com uma contracção de 2,5 por cento no primeiro trimestre de 2009, face ao anterior. Os países que utilizam a moeda única registaram o seu quarto trimestre consecutivo de queda da actividade.
SIC - 13.07.09
Sem comentários:
Enviar um comentário