À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

14/07/2009

Queixas sobre serviços privados de saúde aumentaram em 2008

Em ano passado, os portugueses recorreram com mais frequência à Entidade Reguladora da Saúde (ERS) para apresentar queixas sobre os serviços privados de saúde. De acordo com o relatório da ERS, os tempos de espera, a qualidade da assistência administrativa e a qualidade da assistência de cuidados de saúde motivaram a maior parte das queixas, 6647 no total, quase o dobro em relação a 2007.

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) divulgou, esta terça-feira, o Relatório da Actividade Regulatória, segundo o qual os tempos de espera, a qualidade da assistência administrativa e a qualidade da assistência de cuidados de saúde motivaram 73 por cento, das 6647 queixas recebidas em 2008, quase o dobro do ano anterior, 3360.

A ERS destaca que, em relação aos anos anteriores, houve «uma alteração a assinalar», uma vez que a «qualidade da assistência administrativa» passou a constituir um foco de reclamações tão importantes como os «tempos de espera superiores a uma hora», o tema mais frequente.

Só no ano passado a ERS instaurou 245 processos de contra-ordenação, oito dos quais por discriminação infundada de doentes. Em quatro destes casos, a entidade concluiu existir violação do direito fundamental do acesso à prestação de cuidados de saúde.

Álvaro Almeida, presidente da ERS, aponta falhas graves de discriminação sobretudo em quatro áreas, a «colonoscopia, oftalmologia, ginecologia e ortopedia», revelou o presidente da ERS.

Até ao final de Junho passado, os prestadores em falta eram aconselhados a alterar os seus procedimentos, agora são casos puníveis com multas entre os 125 euros e os 15 mil euros.

Das mais de 6500 reclamações de utentes ao sector privado e social, em 2008, 28 por cento referiam-se ao tempo de espera, outras 28 por cento à assistência administrativa e 17 por cento à qualidade da assistência nos cuidados de saúde.

Desde o ano passado é possível fazer reclamações no site da ERS, cerca de 440 utentes já recorreram a esta ferramenta em 2008.

TSF - 14.07.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails