À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

15/07/2009

Atraso no pagamento do subsídio aos bolseiros motiva acampamento de protesto

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) convocou um acampamento para esta quarta-feira à noite, em frente à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), como forma de protesto contra atrasos nos pagamenos de subsídios.

André Levy, da Associação para os Bolseiros, diz que há jovens que esperam há quase meio ano pelos subsídios.

A acção pretende chamar a atenção para os «novos bolseiros do concurso da FCT de 2008», que não têm obtido qualquer tipo de resposta oficial sobre as razões do atraso e sobre o início do pagamento.

André Levy refere, no entanto, que «as razões são as que menos importam, o que (os bolseiros) mais necessitam saber é quando começam a receber».

O bolseiro lembrou ainda que no caso dos bolseiros de doutoramento tiveram de avançar «alguns milhares de euros» para pagar propinas.

O mesmo dirigente referiu que a FCT atribui sobretudo bolsas de doutoramento, que quando pagam trabalho exercido em Portugal têm um valor mensal de cerca de 980 euros.

A TSF tenta desde terça-feira à noite uma declaração dos responsáveis da FCT, mas o presidente está de férias e o vice-presidente não esteve até ao momento disponível.

TSF - 15.07.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails