À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

22/07/2009

Encomendas à indústria caem 30,1% em Maio na Zona Euro

As encomendas à indústria na Zona Euro registaram uma queda homóloga de 30,1% no mês de Maio, de acordo com os dados publicados hoje pelo Eurostat. Já em termos de variação mensal este índice caiu duas décimas, depois de, em Abril, ter caído 0,7%.

No conjunto da União Europeia, as encomendas registaram um crescimento mensal de 0,9%, depois de caírem 1,7% em Abril. Em termos anuais, as encomendas à indústria contraíram 28%.

Em Portugal, as encomendas à indústria, em Maio, sofreram um incremento de 7,5% face ao mês anterior, quando caíram 24,6%. Desta forma, e de acordo com o relatório do Eurostat, Portugal registou a segunda maior subida nas encomendas no conjunto dos 27, sendo apenas ultrapassado pela Holanda.

Excluindo os pedidos da indústria naval, aeroespacial e dos transportes ferroviários, as encomendas na Zona Euro baixaram 0,3% em termos mensais e 30,2% em relação a Maio de 2008.

Na Zona Euro, os pedidos industriais de bens de consumo não duradouros sofreram uma quebra de 6,7% em Maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado. No conjunto dos 27 países, estas encomendas caíram 5%. Pior estiveram as encomendas de bens de consumo duradouros que caíram 21,5% e 17,5% respectivamente.
J. Negócios - 22.07.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails