À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

09/10/2011

Qual o caminho da Europa?

Carvalho da Silva

Para onde caminha a União Europeia (UE) quando as suas políticas agravam aceleradamente as condições de vida da esmagadora maioria dos seus cidadãos, acentuam desigualdades, rompem solidariedades, amesquinham povos cuja história milenar constituiu alicerces do que se enuncia como cultura europeia?
Insisto na ideia de que só uma forte mobilização dos trabalhadores e dos povos (em particular das gerações mais jovens) pode travar o desastre e forçar o surgimento de políticas novas, libertar as sociedades do neoliberalismo e neoconservadorismo dominantes, que submeteram os partidos do chamado "arco do poder" e não têm deixado condições para projectos à esquerda se afirmarem.
É imperiosa a luta por um projecto europeu solidário, universalista, sólido em valores humanos e respeitador da história e cultura dos seus povos, quer numa perspectiva reformista quer na busca de sistemas políticos alternativos a este capitalismo que vai somando contradições e dimensões de crise.
Nos Estados Unidos da América cresce o movimento, particularmente jovem, que reivindica: "a Wall Street deve pagar pelos danos que fez à economia". O presidente da Federação Americana do Trabalho (AFL-CIO) - central sindical cujo percurso até tem algumas nódoas - perante as desigualdades que marcam o seu país, já veio a público, e bem, apoiar os manifestantes e afirmar: "O 1% dos mais ricos controla a economia, lucra à custa dos trabalhadores e domina o debate político. Wall Street simboliza esta verdade simples: um pequeno grupo de pessoas tem nas suas mãos as vidas e meios de subsistência dos trabalhadores americanos". Ali, como na Europa, é caso para perguntar: onde está a soberania dos povos?
Na UE é ignóbil a forma como estão a lidar com o problema das dívidas soberanas e designadamente com a situação da Grécia - país que vai na frente na queda para o precipício, mas acompanhado por outros.
Em nome da necessária estabilização da Banca, será que se prepara novo roubo aos orçamentos dos estados, continuando os accionistas a agir sem controlo público e sem garantir apoio ao investimento produtivo?
É um escândalo observarmos como, mesmo quando os cidadãos estão a ser violentamente sacrificados e a economia atrofiada, os grandes accionistas dos grupos financeiros e de certos sectores de actividade a que deitaram mão, continuem a distribuir entre si milhões e milhões de lucros.
Transformaram o sector financeiro numa espécie de "vaca leiteira", sempre produtiva porque bem alimentada pela exploração de quem trabalha e pelo corte nos direitos sociais. Assim não há resolução para as "dívidas soberanas"!
A Grécia pode ter alguma informalidade excessiva instalada em várias áreas, mas o buraco em que se encontra não resulta, no fundamental, daí! Ele resulta do processo de agiotagem que atacou o país, da destruição das actividades económicas, do empobrecimento do povo feito pela diminuição dos salários e das prestações sociais, pelo agravamento do custo de vida, pelo ataque aos direitos sociais.
Só haverá solução para a Grécia, como para Portugal, com políticas diametralmente opostas. A dívida tem de ser renegociada a sério - e posta de lado grande parte dela porque é resultado de roubo - as actividades económicas apoiadas com políticas de investimento justas. E é indispensável um forte plano de apoio à criação de emprego e de retoma de políticas sociais solidárias.
Em Portugal vai-se repetindo o que de pior foi feito na Grécia.
Repete-se até à exaustão a ideia das inevitabilidades. Agrava-se a "informalidade" na economia e no trabalho. A recessão económica e o desemprego são o grande denominador comum de todas as políticas seguidas. Está-se a criar uma conjugação de efeitos explosivos entre os ataques ao Estado Social, o agravamento da injusta distribuição de riqueza e a diminuição acelerada de garantias de formação para as jovens gerações.
Fala-se da necessidade de responsabilidade social das empresas, para camuflar um violento ataque aos direitos dos trabalhadores.
Por aqui também a nossa dívida será cada vez maior.

http://www.jn.pt/Opiniao/default.aspx?content_id=2042458&opiniao=Carvalho%20da%20Silva

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails