À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

12/10/2011

Governo está de má-fé no processo da concertação social

O Governo contactou a CGTP-IN no dia 30 de Setembro a propor o adiamento da reunião da CPCS de 4 para 12 de Outubro.
A justificação apresentada pelo Governo foi a de que pretendia aproveitar este período para realizar reuniões bilaterais com as Confederações Sindicais e Patronais com vista a aprofundar a discussão do “Compromisso para a Competitividade, o Crescimento e o Emprego”.
Apesar de vários órgãos da comunicação social terem referido que o Ministério da Economia e Emprego estava a reunir com algumas Confederações, a CGTP-IN nunca foi contactada para o efeito.
Perante esta posição do Governo, e depois de várias tentativas telefónicas feitas a partir do dia 10 de Outubro, só hoje, ás 16H00, foi possível falar com o Sr. Secretário de Estado do Emprego, que confrontado com o protesto da CGTP-IN, confirmou a realização de reuniões bilaterais com algumas Confederações e admitiu, em inadmissível solução de recurso, podê-lo fazer connosco, ao fim do dia ou amanhã de manhã.
Como é evidente estamos perante uma atitude de má-fé e total desrespeito pelas regras que devem nortear o diálogo social e a negociação de matérias tão relevantes para os interesses dos trabalhadores e do país.
Esta é uma posição que confirma que o Governo do PSD-CDS não quer negociar mas impor, com o apoio de certos sectores patronais, as propostas do memorando subscrito pelas troikas nacional e internacional.
A CGTP-IN denuncia e reprova este tipo de atitudes e reafirma o seu empenhamento em combater esta política de retrocesso social e civilizacional, continuando a apresentar propostas susceptíveis de dar resposta aos problemas com que se confrontam os trabalhadores e a população em geral.
DIF/CGTP-IN
Lisboa, 11.10.2011 

http://cgtp.pt//index.php?option=com_content&task=view&id=2258&Itemid=1

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails