À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

13/10/2011

Juntem-se a nós e façam ouvir a vossa voz!

Quando nos reunimos solidariamente para exprimir um sentimento massivo de injustiça, não devemos perder de vista aquilo que aqui nos reuniu. Escrevemos para afirmar a todos os que se sentem prejudicados pela força das corporações em todo o mundo que somos vossos aliados.
(...)
Eles arrebataram as nossa casas através de um processo ilegal de despejos, mesmo não sendo proprietários da hipoteca original.
Eles arrebataram impunemente fianças aos contribuintes, e continuam a atribuir prémios exorbitantes aos executivos.
Eles perpetuaram nos locais de trabalho a desigualdade e a discriminação baseada na idade, na cor da pele, no sexo, identidade de género e orientação sexual.
(...)
Eles têm sistematicamente procurado retirar aos empregados o direito à negociação de melhores salários e de condições de trabalho mais seguras.
Eles têm tornado os estudantes reféns de dezenas de milhares de dólares de dívidas contraídas para a sua educação, quando a educação é em si um direito humano.
Eles têm sistematicamente deslocalizado o trabalho, e utilizado essa deslocalização como alavanca para cortar nos salários e no direito à Saúde dos trabalhadores.
(...)
Eles venderam a nossa privacidade como uma mercadoria.
Eles têm utilizado a força militar e policial para impedir a liberdade de imprensa.
(...)
Eles continuam a bloquear formas alternativas de energia de modo a manter-nos dependentes do petróleo.
Eles continuam a bloquear formas genéricas de medicina que poderiam salvar vidas ou proporcionar alívio de forma a proteger investimentos que já deram um lucro mais do que substancial.
Eles têm ocultado propositadamente derramamentos de petróleo, acidentes, contabilidade fraudulenta e ingredientes inactivos, sempre na busca do lucro.
Eles mantêm propositadamente as pessoas desinformadas e temerosas através do controle dos media que possuem.
Eles têm aceitado contratos privados para assassinar prisioneiros, mesmo que a sua culpabilidade seja mais do que duvidosa.
Eles têm perpetuado o colonialismo cá dentro e lá fora. Eles têm participado na tortura e no assassínio de civis inocentes no estrangeiro.
Eles continuam a produzir armas de destruição massiva de modo a angariar contratos governamentais. (*)
Aos povos do mundo,
Nós, a Assembleia Geral da Cidade de Nova Iorque ocupando Wall Street em Liberty Square, incitamo-vos a afirmar o vosso poder.
Exercei o vosso poder de vos reunirdes pacificamente; de ocupar o espaço público; de criar um processo de enfrentar os problemas com que nos deparamos e gerar soluções que sejam acessíveis a todos.
(...)
Juntem-se a nós e façam ouvir a vossa voz!
* Estas reivindicações não são exaustivas.

Excertos do documento aprovado pela Assembleia Geral da Cidade de Nova Iorque em 29 de Setembro de 2011

http://www.avante.pt/pt/1976/temas/116586/

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails