À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

03/02/2011

Transportes paralisam na próxima semana

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa dão o pontapé de saída na jornada de protestos e paralisam na segunda-feira, entre as 06:30 e as 11:30.
As empresas públicas de transportes iniciam na segunda-feira uma semana de greves contra os cortes nas remunerações impostos pelo Governo, a que também se juntarão transportadoras privadas, que contestam o congelamento dos salários.
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa dão o pontapé de saída na jornada de protestos e paralisam na segunda-feira, entre as 06:30 e as 11:30. Na terça-feira não haverá trabalhadores em greve, mas no dia seguinte param os trabalhadores da Transtejo, da Carris e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), disse à Lusa o coordenador da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Transportes (Fectrans), Amável Alves.
Na Transtejo, empresa responsável pelas ligações fluviais entre Lisboa e a Margem Sul, os trabalhadores vão parar três horas por turno.
Na Carris, o pré-aviso abrange o período de trabalho entre as 10:00 e as 14:00 e na STCP entre as 09:30 e as 14:00, estando prevista a realização de plenários de trabalhadores nas duas empresas.
Na quinta-feira é a vez de paralisarem as empresas do sector ferroviário. Na CP, CP Carga, Refer e Empresa de Manutenção e Equipamento Ferroviário (EMEF) a greve abrange todo o período de trabalho, com exceção dos "trabalhadores de tração", onde se incluem os maquinistas, que param entre as 05:00 e as 09:00.
Os CTT também se juntam aos protestos, com os trabalhadores a paralisarem três horas por turno na quinta-feira.
Os sindicatos constetam o corte de remunerações previsto no Orçamento do Estado, que abrangem os funcionários públicos e o setor empresarial do Estado.
Na sexta-feira, as empresas privadas associam-se aos protestos, como explicou Amável Alves.
Na Soflusa, que faz as ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, os trabalhadores fazem greve duas horas por turno e a Rodoviária de Entre Douro e Minho, em Braga, e a Rodoviária da Beira Interior, na zona de Coimbra, param entre as 03:00 e as 14:00.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1774808&page=-1

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails