À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

03/02/2011

O boicote no Muro e a cortina de fumo

Honório Novo

A população do Muro não votou. Foi assim que protestou contra quem a engana há anos, acenando-lhe com a linha do metro. A mentira dos Governos de Barroso/Portas e de Sócrates, prometendo à Trofa o metro na 1.ª fase da rede é conhecida. A cumplicidade de sucessivos autarcas é risível e mostra a sua submissão "canina" face à prepotência dos governos.
A opção da população do Muro é legítima. Bem melhor andaria, porém, se, em vez de se abster, tivesse antes penalizado as candidaturas apoiadas por partidos cúmplices das promessas não cumpridas. Em vez de se absterem, melhor teriam andado se antes tivessem votado nas candidaturas e partidos que nunca os traíram e já deram provas de querer avançar com a construção da linha do metro. Esta seria uma opção bem melhor para castigar os partidos que andam há mais de dez anos a enganar a Trofa!
A propósito do metro tem havido muita vozearia. Autarcas e Junta Metropolitana têm perorado sobre o tema com grande cobertura mediática. Porém, nem o Governo nem nenhum executivo do Metro, (os principais responsáveis depois do "assalto do Governo à gestão" do metro, feito com a cumplicidade dos autarcas que agora falam), disseram uma palavra relevante sobre o futuro da rede.
Também nós insistimos em soluções e em novas propostas concretas para o metro. Mas, enquanto para os cúmplices da actual situação do metro não faltou espaço mediático, para quem coloca o dedo na ferida, sobrou o silêncio e o caixote do lixo.
Por exemplo: será aceitável que o concurso para a Trofa seja lançado, anulado um ano depois e só então se "descubra" serem precisos uns "estudos" mais?; por que é que nenhum autarca (nem da Trofa) disse o óbvio: avance-se já com a 2.ª fase mas integre-se nela a linha da Trofa?

http://www.jn.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=Hon%F3rio%20Novo

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails